Os entrevistados de Pontes de Mudança:


Cristovam Buarque é doutorado em Economia, ex-ministro da Educação, presidente da Comissão da Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e membro do Instituto de Educação da UNESCO. Trabalhou como consultor de diversos organismos nacionais e internacionais do sistema das Nações Unidas e é autor de 20 livros que abordam a inclusão social. Recentemente, foi nomeado presidente da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas.

Eugénio Rosa é economista, investigador, autor de livros como “Uma Nova Política Económica ao Serviço das Pessoas e de Portugal” e autor de numerosos estudos sobre a realidade social da actualidade portuguesa. Presentemente encontra-se a fazer doutoramento no ISEG, Universidade Técnica de Lisboa, com a tese “Grupos Económicos e Desenvolvimento em Portugal no Contexto da Globalização”. É membro do Gabinete de Estudos da CGTP e responsável pelo Gabinete Técnico da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Publica.

Pedro Ferraz de Abreu é doutorado em "Urban and Regional Planning" pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), mestre em "Intelligent Graphic Interfaces" e licenciado em engenharia Informática. É presidente do Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa - CITIDEP. Encontra-se, actualmente, envolvido nos Laboratories of Technology for Social Sciences.




Rogério Roque Amaro é doutorado em economia, professor associado do ISCTE,
presidente da PROACT - Unidade de Investigação e Apoio Técnico ao Desenvolvimento Local, à Valorização do Ambiente e à Luta contra a Exclusão Social. Consultor da OIT e do PNUD e autor de numerosos estudos. Foi recentemente eleito presidente da ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local.






Sony Kapoor é director executivo da Re-Define (rethinking development, finance & environment) e consultor internacional no domínio de finanças, desenvolvimento e ambiente. Tem trabalhado com o Banco Mundial, as Nações Unidas e diversas ONG’s internacionais. Foi director de Policy & Advocacy with Stamp Out Poverty e consultor da Christian Aid.




Viriato Soromenho-Marques é professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi presidente nacional da Quercus entre 1992 e 1995. É membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desde 1998 e autor de três centenas de estudos abordando temas filosóficos, político-estratégicos e ambientais. Foi vice-presidente da rede europeia de conselhos de ambiente (European Environmental Advisory Councils), entre 2001 e 2006. É coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente, desde Fevereiro 2007.