Etiquetas
Crítica a "Segredos em Terras de Cavalos & Unicórnios":
DE TERRA EM TERRA…
Mistérios...La vie est magique…
«Life is magic...» é assim que Sofia Vilarigues nos faz entrar no Reino imaginário da sua obra «Segredos em Terras de Cavalos & Unicórnios», com ilustrações de Fedra Santos, Ed. Campo das Letras – Editores SA, Porto, 2004, e, ler este seu livro é entrar no labirinto magnético imaginativo do Ser, explorando delírios, confusões, sonhos que lideram a vida de um mundo mental, cujo horizonte fica para além das estrelas...
Desliza a escrita pelo pensamento criando uma corrente deliciosa do sentir prazeroso de querer sempre mais e agora...e agora...Que segredo?! Que mistério?!...Que falta descobrir?! Onde vamos? Que caminho seguir nesta nossa descoberta.
A simplicidade de uma viagem entre Portugal e o Reino Unido transporta-nos ao mais complexo mistério : o da amizade. E, é essa dimensão infinita que povoa a mente Humana. «Naveguei o Oceano/À procura da Saudade/Mas ela se esconde /No segredo da amizade!... (Alice Tomé- Café Literário#12)».
Lembrei-me daquelas cavalgadas nos meus tempos de infância desbravando mato, milheirais, campos de bela-luz e alecrim, sobrevoando esses mundos coloridos, animados, vozeirados, nesses mercados e feiras, apenas regressando ao pôr-do-sol com o brilho nos olhos, de tanto alvoroço, tanta cor, tanta imaginação até à "dérison", e, a noite cairia sempre cheia de perguntas, que esse caminho de pedras e veredas criava!...O mundo da fantasia povoa este nosso mundo criativo, e, como afirma Sofia Vilarigues: «Era noite. O céu estava polvilhado de estrelas mas quase não havia luar. Felizmente não se tinham esquecido das suas lanternas. Mas essas não eram as únicas luzes a brilhar entre as árvores. Desde que tinham entrado no bosque que sentiam outras estranhas presenças (...). Foi então que se ouviu um relincho no bosque (...), pp.48-49».
E, assim, quebrando a solidão, encontramos essa outra dimensão… a intemporalidade do conto, sempre vivo, sempre actual, sempre rodando, sempre e sempre navegando, inquietando, segredo guardado a sete chaves pelo seu criador...
«Se tu acreditares em mim eu acredito em ti (...) p.93», e, esse sonho/mistério parte para qualquer lugar esvoaçando no espaço e «De Terra em Terra... Mistérios...La vie est magique…».
Amigos(as) leitores(as) sigam o trilho desta obra, de Sofia Vilarigues, jornalista, roteirista e tradutora, e descubram sua beleza neste Reino de mistérios.
Artigo/Crítica de Alice Tomé, Professora Universitária
(http://atome.no.sapo.pt/index.htm)